19 Legisladores pró-democracia de Hong Kong ameaçam renuncia em massa
Dezenove legisladores pró-democracia de Hong Kong ameaçaram renunciar coletivamente se a China desqualificar algum deles.
Os meios de comunicação relataram que o Comitê Permanente do Congresso Nacional Popular da China deverá desqualificar quatro legisladores da oposição do Conselho Legislativo de Hong Kong. A reunião do comitê está programada para começar nesta terça-feira (10).
Os quatro legisladores terão de enfrentar acusações de violação da Lei Básica de Hong Kong.
Um grupo de 19 legisladores da oposição realizou uma conferência de imprensa na segunda-feira (9), à noite. Eles ameaçaram renunciar em massa do Conselho Legislativo se quatro deles fossem desqualificados.
Entre os 19 legisladores está Dennis Kwok, que expressou a preocupação de que tal medida bloquearia as vozes da oposição e marcaria um “sério afastamento” do espírito da estrutura “um país, dois sistemas” de Hong Kong.
Se os quatro legisladores perderem seu status, os legisladores pró-Pequim responderão por mais de dois terços do Conselho Legislativo. Isto permitiria ao campo pró-Pequim dispensar mais facilmente os legisladores e influenciar as decisões.
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
- Festival em Kochi encanta público com lança cerimonial - 13 de fevereiro de 2026 4:08 am
















