9.8 C
Kōnan
sábado, 5 de dezembro de 2020

“Turma do Fabinho” a nova tripulação da Creche Santos Dumont de Shiga

Estatística COVID19 - Coronavírus

Total Global
Última atualização em:
Casos

Mortes

Recuperados

Active

Casos Today

Mortes Today

Critical

Affected Countries

Macron é contra a obrigatoriedade da vacinação

Macron é contra a obrigatoriedade da vacinação O presidente francês, Emmanuel Macron, disse acreditar que a vacinação obrigatória contra o coronavírus chinês seria contraproducente. Ele enfatizou...

Reino Unido e União Européia interrompem negociações comerciais

Reino Unido e União Européia interrompem negociações comerciais Os negociadores britânicos e da UE fizeram uma pausa em suas negociações comerciais, citando "divergências significativas" que...

Brasil obtém 5 medalhas em olimpíada latino-americana de astronomia

Brasil obtém 5 medalhas em olimpíada latino-americana de astronomia O Brasil levou quatro medalhas de ouro e uma de bronze na 12ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia...

Reeleição de Maia e Alcolumbre é admitida por quatro ministros do STF

Reeleição de Maia e Alcolumbre é admitida por quatro ministros do STF A possibilidade de reeleição dos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ),...

Casos de malária no Brasil caíram 19,1% em 2019 com relação a 2018

Casos de malária no Brasil caíram 19,1% em 2019 com relação a 2018 O número de casos de malária caiu 19,1% em 2019, em relação...

“Turma do Fabinho” a nova tripulação da Creche Santos Dumont de Shiga

A Creche Santos Dumont, da província de Shiga, apresenta seu novo mascote: a Turma do Fabinho, com autorização concedida pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) da Força Aérea Brasileira – FAB.

O nascimento dos personagens 
Os primeiros traços da Turma do Fabinho surgiram em 2010, enquanto estratégia adotada pela FAB para conversar com um público até então distante da Instituição, o público infanto-juvenil, em sua maioria, já encantado com a aviação, mas que possuía pouco conteúdo próprio para a sua idade, com a sua linguagem. O desafio ficou por conta do Setor de Publicidade e Propaganda da Força Aérea, uma das seções do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), em Brasília.

Complexo, o projeto passou por diversos profissionais da Unidade, foi discutido por vários setores e trabalhado com bastante cuidado antes de ser lançado. O “pai” dos personagens, no entanto, é o Sargento Desenhista Jobson Augusto.

Na época, ainda no CECOMSAER, Jobson recebeu a missão de desenvolver os personagens pensando na melhor maneira das crianças receberem e compreenderem as histórias. E foi no papel que eles ganharam forma! “Nosso maior desafio foi desenvolver um desenho exclusivo e original, completamente diferente do que existia no mercado. Assim, as crianças poderiam reconhecê-los e identificá-los sem qualquer dificuldade”, explica Jobson.

“Tínhamos, desde o início, uma preocupação em deixar os militares da Força Aérea bem representados. Criar personagens que agregassem todos os segmentos, a diversidade da FAB foi sempre nossa proposta”

“Encarar a tela em branco foi sempre muito difícil. Estudamos e pesquisamos muito para criar histórias e narrativas adaptadas para crianças. Tanto que até os nomes dos personagens foram bem pensados: simples e curtos para serem gravados com facilidade”

Nasce a edição número 1
O Projeto original previa: “A base da concepção da turma é a de que esses personagens refletem o mundo fantástico. Neste mundo, tanto é possível uma criança ser um aviador, um infante, um engenheiro, um astronauta, como é possível um cachorro falar. Assim, a liberdade de criação e de interação dos personagens, tanto com seres fantásticos quanto com seres reais, é ilimitada”. Essa premissa seguiu toda a construção das aventuras da Turma. Segundo Jobson, a história era sempre imaginária e fantástica, mas mesclada com momentos e fatos importantes para a FAB, reais! “Assim conseguíamos entreter e divertir as crianças, mas também ensinar e informar”.

Nascia então Fabinho, Fabiana, Fumacinha, Mei, Bia, Engenhoso, Geninho, Valente, Tucano e Vovô Alberto – todos com características complexas e cheios da curiosidade e da imaginação características de seu próprio público para descobrir cada detalhe da história da FAB! Daí ficou fácil se apaixonar por eles.

A primeira aventura da “Turma do Fabinho”, lançada no aniversário de 40 anos do CECOMSAER, foi inspirada no trabalho de ajuda humanitária realizado no Haiti, após o terremoto que devastou a capital Porto Príncipe. O lançamento oficial contou com crianças que interpretaram os personagens da turminha.

Com enredos bem definidos, ganharam histórias e vida próprias. Olha só como foram apresentados na revistinha a seguir, de 2011, Uma viagem no Tempo

Poderes Especiais e Literatura de Cordel
Ainda em 2011, mais um quadrinho foi produzido, o “Escolas de Heróis”, edição em que a Turma conhece as Escolas de formação da FAB. E descobre que os militares da Aeronáutica precisam estudar muito para passar por elas. Além de ter super-poderes, claro.

Em 2012, Fabinho e companhia ganhou edição especial nos 100 Anos do Campo dos Afonsos – berço da aviação nacional – em mais uma viagem pelo tempo e pela história. Nessa edição, a diagramação foi diferente e a revistinha também virava um mega pôster da Turma.

Com o tempo eles também apareceram em campanhas publicitárias, datas comemorativas ou momentos importantes da FAB, como o Natal, 7 de Setembro e na Operação CRUZEX. “A história da CRUZEX explica bem nosso cuidado em adaptar e incluir a Turma do Fabinho a todas as realidades. Como a Operação aconteceria em Natal, no Rio Grande do Norte, optamos por valorizar a cultura local e criamos uma história em Cordel”, explica o Sargento Jobson.

Fabinho 2.0
Lembra que falamos que a Turma do Fabinho entra agora em nova fase? Pois é… E são muitas as novidades! Para começar, os personagens foram reformulados. Preste atenção nos traços e compare-os com a imagem aí de cima. Se você também gosta de desenho, vai logo notar: mais clean, mais moderno, definido.  Dessa vez, a reformulação da Turma veio das mãos e da cabeça de outro desenhista, Maclaudio Gomes Pereira, o Cabo M. Gomes. E ele soube muito bem dar continuidade ao trabalho original, aperfeiçoar as ideias do criador…

Além do novo traço, o Tucano, o avião dessa trupe, passou por uma evolução – tipo um Pokemon  – e virou o moderno Tuca, agora com as cores das aeronaves da Esquadrilha da Fumaça.

E outros personagens foram também criados. Conheça agora o Engenhoso e o Engrenado!

Um espaço só seu!!!
A maior novidade, porém, é outra: a Turma do Fabinho ganhou casa permanente no Portal Oficial da FAB!!! O Espaço infantil já está no ar! Nele, as crianças encontrarão o perfil de todos os personagens e material para download – para colorir, montar, colecionar!

Além de tudo isso, há ainda o primeiro vídeo original da Turma do Fabinho!!! O musical, seguindo as tendências dos maiores sucessos do cinema, da TV e de canais de mídias sociais como o YouTube, transforma e anima os personagens, tudo em 3D. Suba o volume e confira:

O vídeo foi desenvolvido pelo Sargento Ednaldo da Silva. O animador da FAB modelou todos os detalhes dos personagens, da pintura, dos movimentos, da iluminação, dos cenários. O arranjo musical ficou por conta do Sargento Músico Rezende, que colocou as filhas no vocal.

Outra novidade? O primeiro áudio-book das Forças Armadas!  Voltado para as crianças mais novas, é ideal para a hora da historinha, pouco antes de dormir.

Futuro
Para criar a página, a equipe da FAB pesquisou sites e estudou espaços infantis de diversas empresas e instituições no país. Por isso, a ideia é ainda evoluir. Nos planos, novas revistinhas – quem sabe um especial Olimpíadas? –, novos audiobooks e um site cada vez mais interativo e com novas opções para o público infantil. A palavra-chave é IN-TE-RA-TI-VI-DA-DE!!! Por isso, procure entrar na página com frequência! #FicaDica

Artigos relacionados

Brasil obtém 5 medalhas em olimpíada latino-americana de astronomia

Brasil obtém 5 medalhas em olimpíada latino-americana de astronomia O Brasil levou quatro medalhas de ouro e uma de bronze na 12ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia...

Rio fechará escolas municipais a partir de segunda-feira (7)

Rio fechará escolas municipais a partir de segunda-feira (7) A prefeitura do Rio de Janeiro e o governo fluminense anunciaram nesta sexta-feira (4), medidas para...

NTT Docomo reduzira tarifas de telefonia e internet móvel

NTT Docomo reduzira tarifas de telefonia e internet móvel A maior operadora de telefonia móvel do Japão, NTT Docomo, está pronta para lançar um novo...

ÁSIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - BRASIL

Brasil obtém 5 medalhas em olimpíada latino-americana de astronomia

0
Brasil obtém 5 medalhas em olimpíada latino-americana de astronomia O Brasil levou quatro medalhas de ouro e uma de bronze na 12ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia...

Pix tem 100 milhões de chaves registradas

Translate »