Suga enfatiza o sucesso de sua primeira viagem ao exterior como primeiro-ministro
O primeiro-ministro japonês, Suga Yoshihide, disse ter se comprometido com os líderes do Vietnã e da Indonésia em trabalhar juntos para construir um futuro pacífico e próspero na região Indo-Pacífico.
Suga falou com repórteres em Jacarta, nesta quarta-feira (21), no final de sua primeira visita ao exterior desde que tomou posse no mês passado.
Ele disse que o Japão e a Associação das Nações do Sudeste Asiático, ASEAN, podem se ajudar mutuamente e fortalecer os laços, pois compartilham o objetivo de colocar em vigor princípios básicos como o Estado de Direito, abertura e transparência na região Indo-Pacífico.
O primeiro-ministro disse que o Japão apoia as “perspectivas da ASEAN sobre a região Indo-Pacífico”, uma declaração apresentada pelo grupo no ano passado.
Ele disse que a declaração e a iniciativa do Japão de uma Indo-Pacífico livre e aberta compartilham muitos aspectos essenciais.
Referindo-se, aparentemente, à presença crescente da China no Mar do Sul da China, Suga disse que a paz regional e a prosperidade só serão alcançadas na região depois que a liberdade, a abertura e o Estado de Direito se enraizarem na região indo-pacífico.
O primeiro-ministro disse que ocorreram movimentos contrários a tais idéias no Mar do Sul da China, e que ele está preocupado com isso e está acompanhando de perto a situação.
Suga disse que o Japão se opõe a quaisquer ações que levantem tensões no Mar da China Meridional.
Ele disse que gostaria de salientar que todas as partes envolvidas em questões regionais precisam trabalhar em prol de acordos pacíficos baseados no direito internacional, em vez de recorrer à força ou à coerção.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am