6.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  3:18
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Suga e Phuc reafirmam laços bilaterais

Os primeiros-ministros do Japão e do Vietnã afirmaram que trabalharão juntos para concretizar uma região Indo-Pacífico livre e aberta e intensificar a cooperação em matéria de segurança.

Suga e Phuc reafirmam laços bilaterais

Os primeiros-ministros do Japão e do Vietnã afirmaram que trabalharão juntos para concretizar uma região Indo-Pacífico livre e aberta e intensificar a cooperação em matéria de segurança.

O primeiro-ministro japonês, Suga Yoshihide, e o primeiro-ministro vietnamita, Nguyen Xuan Phuc, reuniram-se em Hanói por cerca de uma hora nesta segunda-feira (19), para discutir os laços bilaterais e as questões regionais.

A visita de Suga ao Vietnã é sua primeira viagem ao exterior desde que tomou posse no mês passado.

Os dois trocaram opiniões sobre questões regionais, incluindo a China e a Coreia do Norte. A reunião ocorre quando Pequim está aumentando suas atividades marítimas nos mares do Leste e do Sul da China, e Suga e Phuc concordaram em trabalhar juntos para alcançar uma região Indo-Pacífico livre e aberta.

Suga e Phuc chegaram a um acordo substancial sobre um pacto para promover a cooperação tecnológica e a transferência de equipamentos de defesa para o Vietnã.

Os dois também confirmaram que o Japão e o Vietnã promoverão os laços econômicos. Em meio à pandemia do coronavírus chinês, eles concordaram em fortalecer as cadeias de fornecimento mútuas para promover um fornecimento constante de máscaras e outros itens ao Japão. Confirmaram que o Japão aumentará as exportações de tangerinas “mikan” para o Vietnã e incentivará o investimento japonês dos setores público e privado na infra-estrutura do Vietnã.

Os acordos também incluíram a retomada das visitas de curto prazo de empresários e vôos entre os dois países e o apoio aos estudantes e estagiários profissionais vietnamitas (trainee) que lutam para conseguir dinheiro no Japão.

Suga e Phuc reuniram-se conjuntamente com repórteres após as conversações.

Suga disse que o Vietnã, que preside a Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN, este ano, é um pivô e um parceiro importante na obtenção de um Indo-Pacífico livre e aberto.

Ele acrescentou que o Japão, como nação indo-pacífica, continuará a contribuir para a paz e estabilidade da região.

Por sua vez, Phuc se referiu ao Mar do Sul da China, onde o Vietnã tem uma disputa territorial com a China. Ele e Suga reconfirmaram a importância de resolver as disputas por meios pacíficos, e não pela força, a fim de garantir a paz, a estabilidade e a liberdade de navegação.

Chamando o Japão de uma grande potência internacional, Phuc disse que também saúda a contribuição ativa do país para a paz e a estabilidade da região e do mundo.