Sonda Osiris-REx da NASA toca a superfície do asteroide Bennu
A agência espacial americana – NASA informa que sua sonda tocou, com sucesso, a superfície do asteroide Bennu, que está a mais de 300 milhões de quilômetros de distância da Terra.
Os engenheiros da NASA disseram nesta terça-feira (20), que haviam recebido dados indicando que a nave espacial OSIRIS-REx havia tocado, brevemente, a superfície do asteroide Bennu.
Eles dizem que a sonda começou a descer de 770 metros acima de Bennu por volta das 17:30 UTC na terça-feira. O centro de controle recebeu dados indicando que um aterrissagem bem-sucedida havia ocorrido por volta das 22:10.
Os engenheiros dizem que os dados também mostraram que a sonda disparou, com sucesso, uma rajada de gás nitrogênio que pode ter deslocado poeira e seixos na superfície do asteroide. O gás nitrogênio foi disparado a partir de um dispositivo ligado a um braço robótico.
Os engenheiros dizem que analisarão melhor os dados para determinar se as amostras foram coletadas.
Espera-se que as amostras forneçam informações valiosas sobre as origens da vida na Terra e sobre o sistema solar.
Se as amostras forem obtidas, será a terceira vez que uma sonda terá conseguido coletar amostras de um asteroide. As amostras foram coletadas, anteriormente, pelas sondas japonesas Hayabusa e Hayabusa2.
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am
- Carro avança sobre multidão perto de escola na China - 25 de abril de 2025 10:19 am
- Trump volta a criticar Japão por enfraquecer o iene - 25 de abril de 2025 10:15 am