Segundo cessar-fogo sobre a região Nagorno-Karabakh é violado
As ex-repúblicas soviéticas do Azerbaijão e da Armênia estão se acusando mutuamente de violar um segundo acordo de cessar-fogo sobre a disputada região de Nagorno-Karabakh.
O Azerbaijão e a Armênia concordaram, inicialmente, em parar os combates a partir de 10 de outubro. Mas os confrontos continuaram. Isso levou a Rússia a intermediar outro cessar-fogo que deveria entrar em vigor neste domingo (18).
A Armênia relatou, várias horas depois que o cessar-fogo deveria ter sido implementado, que ataques de artilharia pelos militares do Azerbaijão haviam causado mortes e feridos. Por sua vez, o Azerbaijão acusou a Armênia de realizar ataques com morteiros.
Mais de 800 pessoas, incluindo 96 civis, morreram em ambos os lados desde o primeiro confronto militar ocorrido em 27 de setembro. A comunidade internacional está cada vez mais preocupada com a Armênia e com o fracasso do Azerbaijão em implementar dois acordos de cessar-fogo.
Não está claro se os dois lados serão capazes de avançar com medidas humanitárias, tais como a troca de prisioneiros de guerra e a entrega de corpos.
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am
- Corrida pelo cargo de premiê agita cenário político japonês - 15 de outubro de 2025 2:52 am