Pompeo visita o Japão para a reunião com 3 nações
O Secretário de Estado americano Mike Pompeo chegou a Tóquio para participar de uma reunião com ministros das Relações Exteriores do Japão, Austrália e Índia, que se realizará na terça-feira (6).
Pompeo chegou em uma base militar americana no suburbio de Tóquio, na manhã desta terça-feira (6).
Ao chegar, ele tweetou que estava ansioso para se reunir com o primeiro-ministro japonês Suga Yoshihide e os ministros das Relações Exteriores de três países.
A reunião de quatro nações, conhecida como “Quad talks”, deve se concentrar em como realizar uma “região Indo-Pacífico livre e aberta”.
Espera-se também que os ministros troquem opiniões sobre a China, que está aumentando suas atividades nos mares do Leste e do Sul da China, bem como no espaço cibernético e no espaço exterior.
É esperado que Pompeo reafirme a cooperação entre os quatro países em um momento em que os laços EUA-China esfriaram. Antes de ir para o Japão, ele expressou a esperança de partir com “alguma conquista significativa” nas conversações.
Também espera-se que Pompeo informe Suga e outros ministros das relações exteriores sobre a condição de saúde do Presidente Donald Trump, que foi infectado com o coronavírus chinês.
Pompeo estava, originalmente, programado para visitar a Mongólia e a Coreia do Sul depois do Japão. Mas ele decidiu visitar somente o Japão depois que Trump foi internado para o tratamento COVID-19.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am