Partido comunista chinês estabelecerá metas de longo prazo
O Partido Comunista Chinês está realizando uma reunião para discutir um novo plano econômico e uma estratégia nacional de longo prazo.
A agência de notícias estatal chinesa, Xinhua, informou que a reunião começou na segunda-feira (26), de manhã em Pequim.
Mais de 300 oficiais, incluindo o presidente Xi Jinping e outros líderes, estão participando da reunião de quatro dias.
Muitos policiais e viaturas estão sendo destacados em torno de uma instalação militar, onde se acredita que a reunião esteja em andamento. A rua em frente à entrada do prédio foi bloqueada.
A agenda da reunião inclui políticas econômicas básicas e outras agendas para os cinco anos de 2021 a 2025, bem como metas de longo prazo até 2035.
Um comunicado resumindo os resultados das discussões deverá ser divulgado na quinta-feira (29), o último dia da reunião.
A atenção está voltada para o tipo de estratégia que surgirá para a indústria de alta tecnologia, onde a luta China-EUA, pela supremacia, tem se intensificado. Os resultados da reunião poderão trazer uma nova disputa.
Se o Partido Comunista Chinês formular uma estratégia nacional com objetivos para o período até 2035, seria o primeiro plano de longo prazo em 25 anos. O partido estabeleceu, pela última vez, um plano de longo prazo em 1995, sob a presidência de Jiang Zemin.
É provável que a nova política ajude Xi a solidificar seu governo a longo prazo.
- Austrália destaca acordo histórico com Japão por novos navios - 6 de agosto de 2025 2:39 am
- BOJ alerta para riscos de alta nos juros de títulos públicos - 6 de agosto de 2025 2:35 am
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am