Japão assina Acordo de Princípios para Exploração Espacial
Japão, Estados Unidos e outros seis países assinaram um acordo que estabelece os princípios orientadores para a exploração espacial.
O Acordo Artemis, liderados pelos EUA, têm o nome do programa Artemis de exploração lunar que inclui planos para enviar astronautas à lua. O Japão é um membro do programa.
O Canadá e a Grã-Bretanha também estavam entre as oito nações que assinaram o pacto em uma cerimônia on-line durante o Congresso Astronáutico Internacional anual.
Os princípios do acordo incluem a exploração pacífica e a transparência. O pacto também tem regras sobre a extração e uso de recursos espaciais.
O governo do Japão diz que embora os acordos não sejam juridicamente vinculativos, eles marcam a primeira estrutura internacional à qual o país aderiu para as atividades lunares e outras atividades espaciais.
O Ministro da Ciência e Tecnologia, Inoue Shinji, que é responsável pela política espacial, falou na cerimônia de assinatura.
Inoue disse esperar que os princípios sirvam como um guia importante para o futuro estabelecimento de regras internacionais sobre a atividade espacial.
Ele disse que o Japão está ansioso para cooperar com seus parceiros internacionais.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am