Israel e Bahrain concordam em normalizar laços diplomáticos
Bahrein e Israel concordaram em estabelecer relações diplomáticas, em um acordo histórico mediado pelos Estados Unidos.
Bahrein convidou as delegações dos EUA e de Israel para ir a sua capital, Manama, neste domingo (18), para conversações sobre a normalização dos laços diplomáticos.
Após as discussões, Bahrein e Israel anunciaram que concordaram em cooperar em uma série de áreas, incluindo comunicações e agricultura.
No mês passado, o reino árabe assinou acordos com Israel para normalizar os laços bilaterais com a mediação da administração do presidente dos EUA, Donald Trump.
O Bahrain mantém laços estreitos com os EUA, hospedando o Comando da Quinta Frota dos EUA, que supervisiona o Golfo Pérsico.
O governo do Bahrein, aparentemente, pretende aumentar a pressão sobre seu inimigo de longa data, o Irã, através da cooperação com os EUA e Israel.
Mas a maioria dos bahrainianos são muçulmanos xiitas, que representam a maioria da população do Irã. Muitos se opõem à normalização das relações entre o Bahrein e Israel.
É incerto se os líderes bahrainianos, que são muçulmanos sunitas minoritários, podem prosseguir com os procedimentos para a normalização.
- França inicia recrutamento para novo serviço militar voluntário - 13 de janeiro de 2026 11:59 pm
- Ex-presidentes do Fed condenam investigação criminal contra Powell - 13 de janeiro de 2026 11:30 pm
- Koizumi pede união no Indo-Pacífico contra intimidações - 13 de janeiro de 2026 11:17 pm
















