Frota naval japonesa faz escala em portos do Vietnã
Um submarino e dois destroyers japoneses estão fazendo uma escala no sul do Vietnã em uma aparente demonstração de força contra as atividades marítimas da China.
A Força Marítima de Auto-Defesa do Japão enviou uma frota naval incluindo o maior destroyer do país,o Kaga, em setembro, para águas no Mar do Sul da China e no Oceano Índico.
A frota da MSDF está programada para permanecer na região por mais de um mês para participar de exercícios conjuntos com marinhas de outros países.
O Ministério da Defesa japonês disse nesta sexta-feira (9), que o submarino Shoryu se juntou à frota no Mar do Sul da China para um exercício no qual as embarcações seguiram o submarino enquanto este navegava debaixo d’água.
O ministério diz que a frota chegou a um porto na Baía de Cam Ranh, no Vietnã, no sábado (9), para reabastecer.
Vietnã, China e três outros países e Taiwan reivindicam a soberania sobre as Ilhas Spratly no Mar do Sul da China. A Baía de Cam Ranh, localizada perto das ilhas, serve como um porto, estrategicamente, importante para a marinha vietnamita.
Acredita-se que a escala do porto seja parte dos esforços das autoridades japonesas e vietnamitas em fortalecer a cooperação à luz das crescentes atividades marítimas da China no Mar da China Meridional.
O primeiro-ministro japonês, Suga Yoshihide, deve visitar o Vietnã já em meados de outubro, em sua primeira viagem ao exterior desde que tomou posse.
- França inicia recrutamento para novo serviço militar voluntário - 13 de janeiro de 2026 11:59 pm
- Ex-presidentes do Fed condenam investigação criminal contra Powell - 13 de janeiro de 2026 11:30 pm
- Koizumi pede união no Indo-Pacífico contra intimidações - 13 de janeiro de 2026 11:17 pm
















