França reforça alerta de segurança contra terroristas após ataque em Nice
Na França, um terrorista empunhando uma faca matou três pessoas na cidade do sul de Nice, uma delas brasileira. O presidente classificou o ataque de terrorista – o terceiro desde o mês passado. Isso levou o governo a elevar seu alerta de segurança nacional ao seu mais alto nível.
O presidente francês, Emmanuel Macron, disse: “Vamos aumentar a mobilização no âmbito da operação militar de 3.000 para 7.000 soldados no território”.
Macron visitou o local do ataque na Basílica de Notre-Dame na quinta-feira (29), horas depois de ter acontecido. Ele se comprometeu a proteger a liberdade de religião.
O atacante foi detido após ter sido baleado e gravemente ferido pela polícia.
A mídia local disse que uma das vítima era uma mulher, na casa dos 60 anos, que havia rezado na basílica. As outras são um homem na faixa dos 50 anos e uma mulher na faixa dos 40.
O procurador-chefe anti-terrorista disse que o terrorista é um tunisiano de 21 anos. Ele disse que o suspeito gritou, repetidamente, “allahu akbar” em árabe, enquanto estava sendo tratado no local.
O derramamento de sangue ocorre menos de duas semanas depois que um professor, em um subúrbio de Paris, foi atacado e morto com uma faca. O professor tinha mostrado a seus alunos caricaturas do Profeta Maomé em uma aula sobre liberdade de expressão.
Os líderes da União Européia condenaram os ataques. Em uma declaração, eles conclamaram a comunidade internacional a “trabalhar em prol do diálogo e da compreensão entre comunidades e religiões, em vez da divisão”.
- Astronauta japonês retorna à Terra após 5 meses na ISS - 10 de agosto de 2025 5:17 am
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am