EUA e China em discordância sobre o Sri Lanka
O Secretário de Estado dos EUA Mike Pompeo atacou China por sua prática de conceder empréstimos maciços a outras nações.
Pompeo manteve conversações com o Presidente, Gotabaya Rajapaksa, e outros no Sri Lanka nesta quarta-feira (28).
Ele anunciou planos de fornecer assistência financeira para ajudar o país a enfrentar o novo surto de coronavírus chinês e outras questões.
Reunido com repórteres, ele classificou o investimento em infra-estrutura da China na ilha do Oceano Índico de “maus negócios e violações da soberania” e qualificou a liderança chinesa de “predadora”.
O Sri Lanka, em 2017, concordou em alugar seu porto de Hambantota para a China por 99 anos, numa tentativa de anular uma dívida de 1,1 bilhões de dólares sobre o custo de construção.
Os críticos classificam o acordo de um “caso clássico de armadilha da dívida”.
A embaixada chinesa em Colombo divulgou uma declaração, acusando os Estados Unidos de aproveitar a oportunidade da visita do secretário de estado para interferir nas relações China-Sri Lanka.
Os Estados Unidos, Japão e outras nações consideram o Sri Lanka como um importante centro estratégico para uma região livre e aberta da região Indo-Pacífico, ligando o Oriente Médio e a Ásia, enquanto se espera que o Estado insular desempenhe um papel fundamental na iniciativa “Belt and Road” da China.
- Canadá revisará dependência dos EUA em compras de defesa - 19 de fevereiro de 2026 12:31 am
- TAKE THE 55 lança álbum de estreia “Rhythm Secrets” - 18 de fevereiro de 2026 10:18 pm
- Artes tradicionais celebram chegada da primavera em Aomori - 18 de fevereiro de 2026 9:50 pm




















