Coreia do Norte critica oferta de Suga ao Santuário Yasukuni
A mídia estatal norte-coreana criticou o primeiro-ministro japonês, Suga Yoshihide, por sua recente oferta ritual a um santuário de Tóquio que homenageia os mortos de guerra do Japão.
A Agência Central de Notícias Coreana publicou um comentário nesta quarta-feira (28), e observou que Suga enviou uma planta em vaso para o Santuário Yasukuni, no início deste mês.
Entre os recordados no santuário estão os líderes condenados por crimes de guerra após a Segunda Guerra Mundial.
O comentário disse que Suga revelou sua natureza de extrema-direita assim que assumiu o poder. Disse que ele está despertando a condenação e o ódio da sociedade internacional.
O comentário disse que a Coreia do Norte nunca esquecerá o que ela chama de pecados e atos do mal que o Japão cometeu no passado. Acrescenta que o Japão, certamente, pagará o preço.
A mídia reiterou sua exigência de desculpas e compensação do Japão por seu domínio colonial passado.
Suga disse, durante seu discurso político na segunda-feira, que a questão dos cidadãos japoneses sequestrados por agentes norte-coreanos é a principal prioridade de sua administração.
Ele se comprometeu a fazer todos os esforços para trazer de volta os sequestrados o mais rápido possível, declarando sua vontade de encontrar o ditador norte-coreano Kim Jong Un sem condições prévias.
A Coreia do Norte sustenta que a questão dos sequestros já foi resolvida. O país, aparentemente, pretende continuar assumindo uma posição de linha dura, mesmo depois que o líder japonês mudou de Abe Shinzo para Suga Yoshihide.
- Rússia intensifica ofensiva antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 11:05 am
- Turistas buscam refresco em caverna calcária no Japão - 15 de agosto de 2025 10:43 am
- Zelenskyy e Starmer reforçam união antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 10:28 am