Continuam os combates na região Nagorno-Karabakh
Os combates entre o Azerbaijão e a Armênia sobre a região de Nagorno-Karabakh continuaram neste sábado (17), uma semana depois que ambos os lados concordaram com um cessar-fogo.
Após quase duas semanas de combates pela região em disputa, as ex-repúblicas soviéticas do Azerbaijão e da Armênia concordaram com um cessar-fogo que começou em 10 de outubro, sob mediação russa. A região fica no Azerbaijão, mas é povoada principalmente por armênios étnicos.
Apesar do acordo de cessar-fogo, os combates continuaram com ambos os lados acusando o outro de violações das tréguas.
O Azerbaijão anunciou neste sábado que sua segunda maior cidade, Ganja, foi atacada, deixando mais de dez pessoas mortas.
Em um discurso televisionado, o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, acusou a Armênia de cometer um crime de guerra ao invadir a cidade. Ele enfatizou que seu país vai reagir.
No mesmo dia, a Armênia anunciou que as forças azerbaijanesas atacaram Stepanakert, uma das principais cidades da região. A Armênia alegou que o ataque destruiu muitos edifícios e causou feridos.
Um morador de Stepanakert disse à NHK que o ataque continuou até o amanhecer e ele estava tão preocupado que não conseguia dormir.
A Rússia é vista como querendo que seu cessar-fogo seja realizado do ponto de vista da manutenção de sua influência.
O Azerbaijão e sua aliada Turquia mantêm uma posição de linha dura contra a Armênia.
- Jay lança “Graveyard” e destaca nova fase artística - 13 de janeiro de 2026 8:15 am
- Oposição japonesa se prepara para possível eleição antecipada - 13 de janeiro de 2026 6:54 am
- Takaichi e Lee se reúnem em Nara para reforçar laços bilaterais - 13 de janeiro de 2026 6:48 am
















