Cessar-fogo de Nagorno-Karabakh não pode se manter
Um cessar-fogo entre o Azerbaijão e a Armênia entrou em vigor no sábado. Mas ambos os países já acusaram o outro de violar a trégua.
Os dois países da ex-União Soviética estiveram envolvidos em lutas intensas durante quase duas semanas pela região de Nagorno-Karabakh. O cessar-fogo, mediado pela Rússia, entrou em vigor ao meio-dia de sábado (10), horário local.
Mas a Armênia declarou que uma área na parte sul do país foi atacada com mísseis depois que o cessar-fogo entrou em vigor.
O Azerbaijão também anunciou que suas tropas, ao redor da região e uma cidade na parte ocidental do país, foram bombardeadas.
Os dois países negaram ter violado o cessar-fogo.
O Ministro das Relações Exteriores do Azerbaijão, Jeyhun Bayramov, teria dito por telefone ao colega turco, Mevlut Cavusoglu, neste sábado (10), que o cessar-fogo é apenas temporário e para fins humanitários, como a troca de prisioneiros. Cavusoglu disse que o cessar-fogo é um passo importante, mas que não pode substituir uma solução duradoura.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am