A Rússia “testa com sucesso” mísseis hipersônicos
A Rússia disse ter testado com sucesso um míssil de cruzeiro hipersônico que pode viajar a mais de oito vezes a velocidade do som.
O Ministério da Defesa russo divulgou nesta quarta-feira (7) as imagens do míssil Tsirkon lançado de um navio naval no noroeste do país em direção a um alvo no Mar de Barents. Ele mostra o míssil lançando chamas e tornando-se invisível imediatamente após mudar sua direção.
O Chefe do Estado-Maior, General das Forças Armadas, General Valery Gerasimov, relatou o lançamento do teste ao Presidente Vladimir Putin por vídeo-conferência.
Gerasimov disse que o míssil voou a uma altitude de 28 quilômetros, atingindo velocidades hipersônicas de mais de Mach 8.
Ele disse que atingiu com sucesso o alvo a cerca de 450 quilômetros de distância em cerca de quatro minutos e meio.
Putin elogiou o sucesso do teste, dizendo que é um grande evento não só para as forças armadas russas, mas também para todo o país.
Os Estados Unidos e a China também estão desenvolvendo armas hipersônicas, que dizem ser capazes de penetrar nos sistemas de defesa antimísseis existentes.
Moscou, aparentemente, visava manter os EUA em controle com o teste, já que Washington tem construído uma rede de defesa antimísseis em escala global.
- Coreia do Sul agradece apoio do Japão após pouso de emergência - 1 de fevereiro de 2026 2:10 am
- Economia de Taiwan cresce 8,63% e atinge maior alta em 15 anos - 1 de fevereiro de 2026 2:01 am
- México alerta que tarifa dos EUA pode gerar crise em Cuba - 1 de fevereiro de 2026 1:54 am
















