A China tem como alvo as importações de carvão australiano
Mídia australiana que a China ordenou a algumas empresas estatais que parassem de importar carvão da Austrália.
Os relatórios dizem que funcionários do governo chinês deram ordens verbais a usinas elétricas e siderúrgicas.
O primeiro ministro australiano, Scott Morrison, disse que seu governo está analisando os relatórios e “levantando as questões junto à autoridade relevante”.
Quando perguntado sobre o assunto, o porta-voz da alfândega chinesa, Li Kuiwen, disse na terça-feira (13), que a China “reforçará ainda mais a supervisão das importações de bens relacionados”. O comentário indica que Pequim está planejando empreender certas medidas.
As relações entre a China e a Austrália ficaram estremecidas quando Morrison pediu um inquérito independente sobre a origem do coronavírus chinês, em abril.
A China suspendeu as importações de alguns produtos de carne australiana, aumentou as tarifas sobre a cevada e lançou uma investigação anti-dumping sobre o vinho australiano importado.
Normalmente, a Austrália exporta mais de 20% de seu carvão para siderúrgicas e mais de 20% de seu carvão térmico para usinas elétricas para a China.
Analistas dizem que as relações bilaterais poderiam se deteriorar ainda mais se a China visar o carvão, que é a principal commodity de exportação da Austrália.
- Canadá revisará dependência dos EUA em compras de defesa - 19 de fevereiro de 2026 12:31 am
- TAKE THE 55 lança álbum de estreia “Rhythm Secrets” - 18 de fevereiro de 2026 10:18 pm
- Artes tradicionais celebram chegada da primavera em Aomori - 18 de fevereiro de 2026 9:50 pm




















