Pequim rebate relatório dos EUA sobre mísseis nucleares chineses
A China rebateu um relatório do Departamento de Defesa dos EUA segundo o qual Pequim duplicará seu estoque de ogivas nucleares dentro de uma década.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, disse nesta quarta-feira (2), que a China rejeita o relatório porque ele ignora os fatos e está cheio de preconceitos, e distorce, deliberadamente, as intenções estratégicas do país.
Ela disse que a China exorta os Estados Unidos a abandonar sua mentalidade antiquada da Guerra Fria e sua mentalidade do jogo de soma zero, e a parar de emitir relatórios anuais irresponsáveis.
O Ministério da Defesa da China também disse, em uma declaração, que os Estados Unidos mancham a modernização militar, as despesas de defesa e a política nuclear da China, exagerando a chamada ameaça militar chinesa e interpretando mal a política de defesa do país.
O Pentágono disse, nesta terça-feira (1º), em seu relatório anual sobre as tendências militares chinesas que se espera que a China, pelo menos, duplique o arsenal de ogivas nucleares durante a próxima década, em relação aos atuais 200.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am

