Líder de Hong Kong nega a separação de poderes
A líder de Hong Kong disse que o sistema político da cidade não tem separação de poderes entre os poderes executivo, legislativo e judiciário do governo.
A Chefe Executiva do território, Carrie Lam, fez a observação em uma coletiva de imprensa regular na terça-feira.
Ela disse que em Hong Kong, o Poder Executivo substitui os poderes legislativo e judiciário, que ela disse estarem fazendo apenas suas respectivas partes.
A mini-constituição de Hong Kong, a Lei Básica, não prevê a separação de poderes. Mas os livros escolares do ensino médio de Hong Kong, há muito tempo, tinham a descrição da “separação de poderes”.
Mas, em agosto, essa descrição foi eliminada dos novos livros didáticos.
Na segunda-feira, o Secretário de Educação de Hong Kong, Kevin Yeung, expressou apoio à eliminação da frase “separação de poderes” dos materiais didáticos.
Na terça-feira, Lam expressou seu total apoio ao comentário do Secretário de Educação. Ela também disse que, como líder de Hong Kong, é responsável perante Pequim, bem como perante Hong Kong.
Os legisladores pró-democracia estão criticando sua declaração dizendo que ela mina a história de Hong Kong, na qual os três ramos estão sujeitos a verificações.
- Colapso de escola na Indonésia deixa 49 mortos - 7 de outubro de 2025 1:47 am
- Nikkei 225 atinge recorde após vitória de Takaichi Sanae - 7 de outubro de 2025 1:42 am
- Ataque cibernético paralisa produção da Asahi no Japão - 7 de outubro de 2025 1:37 am