Japão enfrentará escassez de profissionais de saúde
O Ministério do Trabalho do Japão está preocupado que o país possa enfrentar uma séria escassez de profissionais médicos e de enfermagem em 2040, quando a população idosa atingir o auge.
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social expressou estas preocupações em um esboço de seu livro branco anual, à medida que a população da nação envelhece e declina.
Ele diz que o setor de assistência médica e de enfermagem em 2040 exigirá 10,7 milhões de trabalhadores, ou aproximadamente uma em cada cinco pessoas na força de trabalho.
O relatório preliminar diz que entre as pessoas com 65 anos de idade em 2040, cerca de 40% dos homens deverão viver até 90 anos de idade, e uma estimativa de 20% das mulheres viverão até 100.
Diz que a “vida de 100 anos” estará “ao seu alcance”.
O projeto de relatório enfatiza a necessidade de fortalecer um sistema de seguridade social sustentável para lidar com a questão.
Diz que encorajar e ajudar os idosos a ter empregos e a desempenhar um papel na sociedade pode ajudar a reduzir o número de trabalhadores necessários no setor.
Também aponta para a necessidade de medidas para ajudar a prolongar a expectativa de vida saudável em 3 anos ou mais, tanto para mulheres quanto para homens.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am