Exame de sangue prediz sintomas graves do coronavírus chinês
Pesquisadores japoneses dizem ter desenvolvido um exame de sangue que poderia ajudar a prever o risco de os pacientes com coronavírus chinês piorarem seriamente.
O grupo, do Centro Nacional de Saúde e Medicina Global, estudou amostras de sangue de 28 pessoas com o coronavírus chinês. Eles verificaram as possíveis ligações entre os componentes do sangue e as mudanças nos sintomas dos pacientes.
Os estudos constataram que os níveis de um tipo de proteína — CCL17 — eram mais baixos do que o habitual nos estágios iniciais da infecção para 12 pessoas que desenvolveram sintomas graves. Os níveis normais da proteína foram encontrados naqueles com sintomas leves ou moderados.
Os pesquisadores também descobriram que os níveis de quatro outros tipos de proteína aumentaram rapidamente por vários dias antes de os pacientes ficarem gravemente doentes.
Eles dizem que analisar a concentração dos cinco tipos de proteína no sangue dos pacientes com coronavírus poderia ajudar a prever se eles desenvolverão sintomas graves.
O centro diz que a capacidade de determinar quem ficará gravemente doente tornará possível fornecer tratamento em um estágio inicial e salvar vidas. O objetivo é desenvolver um kit de teste o mais rápido possível.
- Índice Nikkei 225 cai brevemente abaixo de 40 mil pontos - 5 de agosto de 2025 4:57 am
- Coreia do Sul remove alto-falantes na fronteira com o Norte - 5 de agosto de 2025 4:42 am
- Embaixador do Japão visita Pavilhão Brasil na Expo 2025 - 5 de agosto de 2025 3:28 am