Bolo de gengibre com blueberry

Meu marido me presenteou com o livro “American Medical Association – Healthy Heart cookbook”. Como gosto muito de bolos com especiarias e frutas secas, decidi que esta seria a primeira receita a ser experimentada. No livro, ela está intitulada como “Blueberry Gingerbread” e vem com um texto enriquecedor sobre os benefícios do blueberry (Mirtilo em português) para a saúde do nosso organismo; um deles é o efeito antioxidante. Este é um bolo digno de qualquer festa ou feriado.

Blueberry Gingerbread

Ingredientes:
1 xícara (140 g) de farinha de trigo
1 xícara (140 g) de farinha de trigo integral
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de gengibre em pó (uso 1 colher – sopa – de gengibre fresco ralado)
1 pitada de cravo
⅔ de xícara (150 ml) de leite de soja
½ xícara (125 ml) de mel
⅓ de xícara (70 ml) de melaço de cana
¼ de xícara (50 ml) de óleo de canola ou azeite de oliva
1 ovo grande
½ colher (chá) de essência de baunilha
½ xícara (70 g ) de blueberries secos ou frescos

Modo de Preparo:
Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Unte levemente com óleo uma assadeira de 24×24 cm. Em uma tigela grande, misture bem as farinhas, o fermento, o bicarbonato, o sal, o gengibre, a canela e o cravo. Faça uma depressão no centro e reserve. Em uma tigela média ou copo grande, coloque o leite, o mel e o melaço. Misture com uma batedor manual ou garfo. Acrescente o ovo e a baunilha, e misture até a gema ficar bem desmanchada; despeje sobre os ingredientes secos reservados e misture-os, com uma espátula, sem bater. Você deverá obter uma massa com textura empelotada e não lisa. Adicione os bluberries e misture-os delicadamente. Transfira a massa para a assadeira preparada.

Gingerbread Blueberry

Bluberry gingerbread

Blueberry Gingerbread

Leve para assar por 25 minutos ou até que, enfiando um palito no centro, ele saia limpo. Retire do forno e deixe o bolo amornar na assadeira sobre uma grade. Corte-o em quadrados e sirva morno ou frio.

Blueberry Gingerbread

Blueberry Gingerbread

Blueberry Gingerbread

Rendimento: 12 porções

Sugestão: Deixe o bolo esfriar completamente, embrulhe-o em filme plástico e guarde-o em lugar fresco e arejado por 2 dias, para acentuar o sabor.

Dica: O blueberry (mirtilo) é rico em antioxidantes, como os flavonóides, antocianidinas e resveratrol. Para esse bolo, ele poderá ser substituído por cranberry ou ameixa seca picada.

Blueberry Gingerbread

Últimos posts por Bia Flores (exibir todos)