Alerta de emergência deverá ser emitido para o maior tufão em décadas no Japão
O que pode ser o tufão mais poderoso em décadas está avançando para o sudoeste do país.
A Agência Meteorológica anunciou que há uma possibilidade de emitir um aviso de emergência para a prefeitura de Kagoshima no domingo (6) de manhã.
Nakamoto Yoshihisa, oficial da Agência Meteorológica do Japão, disse: “Espera-se que o tufão Haishen se aproxime ou toque o solo na Prefeitura de Kagoshima, no final da noite de domingo. Espera-se que Kagoshima entre na zona de tempestade pouco depois do meio-dia de domingo. Poderíamos emitir um aviso de emergência para ventos violentos, ondas altas e tempestade em Kagoshima no domingo de manhã”.
A Agência Meteorológica está alertando sobre ventos recordes, ondas altas, tempestades e chuvas fortes sem precedentes em Kyushu.
Normalmente a agência emite um aviso de emergência relacionado ao tufão 12 horas antes de o centro da tempestade atingir sua área alvo.
As autoridades estão solicitando que as pessoas permaneçam em alerta máximo e evacuem mais cedo, seguindo os avisos de evacuação e as ordens emitidas pelos governos locais. Eles também dizem que é melhor agir rapidamente, antes que ventos violentos impeçam as evacuações.
O oficial do Ministério da Terra diz que há um risco crescente de enchentes em vários grandes rios nas províncias de Kagoshima, Miyazaki e Kumamoto, na região de Kyushu.
Autoridades meteorológicas dizem que o tufão Haishen estava a 50 quilômetros a sudoeste da Ilha Minami Daito, no Oceano Pacífico, na noite de sábado.
O tufão está afetando as principais redes de transporte. O operador do Kyushu Shinkansen diz que os serviços serão parcialmente suspensos no domingo e cancelados durante todo o dia na segunda-feira.
As companhias aéreas cancelaram cerca de 100 vôos domésticos neste sábado, enquanto quase 500 vôos foram cancelados no domingo. A maior parte deles são de e para as partes do sul de Kyushu e Okinawa.
- Trump envia Guarda Nacional para conter crime em Washington - 13 de agosto de 2025 12:42 am
- Nikkei 225 atinge recorde histórico de fechamento - 13 de agosto de 2025 12:38 am
- Aprovação do gabinete Ishiba sobe para 38%, aponta pesquisa da NHK - 13 de agosto de 2025 12:33 am