Alemanha confirma envenenamento de Navalny por agente nervoso
A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que o líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi envenenado com um agente nervoso desenvolvido pela ex-União Soviética.
Navalny é conhecido como um crítico severo da administração do presidente russo, Vladimir Putin. Ele esteve em um hospital na Alemanha depois de passar mal a bordo de um vôo no mês passado. O hospital havia sugerido que ele poderia ter sido envenenado.
Em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (2), Merkel disse que Navalny foi vítima de um ataque com um agente químico nervoso do grupo Novichok. Ela disse que testes feitos por um laboratório militar alemão apresentaram provas incontestáveis de que o agente foi usado para envenenar Navalny.
Merkel disse que ela condenou o ataque nos termos mais fortes possíveis em nome do governo alemão e que pretende pedir uma explicação a Moscou.
Acredita-se que a Rússia tenha armazéns do agente nervoso da era soviética. Ele foi usado em um ataque ao ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha, na Grã-Bretanha, em 2018. A polícia britânica identificou dois cidadãos russos como suspeitos de tentativa de assassinato.
Em uma declaração emitida nesta quarta-feira (2), o hospital disse que o estado de Navalny tem melhorado, embora continue a ser grave. Diz que levará muito tempo para que ele se recupere.
- Preço de imóveis usados em Tóquio atinge recorde histórico - 19 de fevereiro de 2026 9:58 pm
- Universidades japonesas ampliarão vagas para estrangeiros - 19 de fevereiro de 2026 9:44 pm
- Ex-presidente sul-coreano Yoon é condenado à prisão perpétua - 19 de fevereiro de 2026 9:38 pm




















