Toshiba registra perdas de 12,6 bilhões de ienes no 2º trimestre
A gigante eletrônica japonesa Toshiba registrou um prejuízo operacional de 12,6 bilhões de ienes, ou cerca de 117 milhões de dólares, para o trimestre abril-junho devido ao surto do coronavírus chinês.
A empresa registrou um lucro de cerca de 73 milhões de dólares durante o mesmo período do ano passado.
A Toshiba anunciou, nesta quarta-feira (12), que as vendas caíram 26% em relação ao primeiro trimestre do ano passado para 599,8 bilhões de ienes, ou cerca de 5,5 bilhões de dólares.
A queda é atribuída à paralisação temporária de suas fábricas e de seus clientes, o que resultou em poucas vendas de discos rígidos, de memória e chips semicondutores automotivos.
Outro fator é o fechamento de todos os escritórios e fábricas domésticas do final de abril até o início de maio, quando estava em vigor um estado de emergência nacional.
A Toshiba reteve sua previsão de um ano fiscal completo, para um lucro operacional de 110 bilhões de ienes, ou cerca de 1 bilhão de dólares, agora que suas fábricas foram reabertas.
O diretor executivo e vice-presidente sênior da Toshiba, Kamo Masaharu, disse em uma entrevista coletiva online que a taxa de operação das fábricas nas Filipinas, um dos fatores que fizeram baixar o desempenho comercial, voltou a um nível superior a 80%.
Kamo também disse que a empresa foi capaz de cobrir cerca de 94 milhões de dólares em perdas relacionadas ao coronavírus chinês através da redução de custos e outras medidas.
- Armandinho Macêdo e Kazufumi Miyazawa fecham os shows do Festival Brasil&Latino 2025, em Tóquio - 19 de junho de 2025 11:05 am
- Programa O Sul em Cima edição 14/2025 destaca Beto Scopel e Projeto CCOMA - 19 de junho de 2025 10:23 am
- Rússia abre fórum econômico com foco em países emergentes - 19 de junho de 2025 4:40 am