Rússia forma uma unidade de segurança para Bielorússia
O presidente russo, Vladimir Putin, disse que o Kremlin criou um contingente de aplicação da lei para ser destacado para a Bielorússia, se necessário. A medida vem a pedido do presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko.
Putin fez a observação em uma entrevista para a TV estatal, nesta quinta-feira (27).
Putin disse que ele e Lukashenko concordaram que a unidade de segurança não será utilizada, a menos que a situação na Bielorússia fique fora de controle. Ele também expressou a esperança de uma solução pacífica para a agitação que ali se vive.
Os protestos têm crescido no país, exigindo a renúncia de Lukashenko. O líder bielorrusso diz ter sido reeleito para um sexto mandato em uma eleição presidencial em 9 de agosto. A oposição diz que a votação foi manipulada.
Com relação aos apelos ocidentais para que Lukashenko mantenha o diálogo com a oposição, o presidente bielorrusso disse que pessoas “razoáveis” são bem-vindas para expressar sua posição.
Mas resta saber se as conversações acontecerão, pois a oposição pretende uma mudança de governo através de outra eleição.
- Onda de calor atinge grande parte do Japão com força recorde - 20 de junho de 2025 12:32 am
- Trump diz que ainda não decidiu resposta a crise com Irã - 20 de junho de 2025 12:28 am
- Manual russo revela uso de artilharia da Coreia do Norte na guerra - 20 de junho de 2025 12:22 am