Prêmio Nobel bielorrusso procura ajuda mundial
A escritora bielorrussa e ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura de 2015 Svetlana Alexievich apelou à comunidade internacional para persuadir o presidente Alexander Lukashenko a negociar com um grupo anti-governamental.
Lukashenko garantiu seu sexto mandato nas eleições presidenciais no início deste mês, mas os manifestantes dizem que os resultados foram manipulados.
Um importante candidato contra Lukashenko, o ex-diplomata Valery Tsepkalo, formou a Frente Nacional de Salvação da Bielorrússia, que tem como objetivo derrubar o governo. Tsepkalo também estabeleceu um fundo na vizinha Ucrânia, para ajudar os cidadãos que fugiram da repressão na Bielorússia. Alexievich é uma dos membros sênior do fundo.
Os investigadores convocaram Alexievich para um interrogatório nesta quarta-feira (26).
Antes do interrogatório, ela disse que todas as atividades de seu grupo são legais, e ela e outros membros não fizeram nada de errado.
Ela também disse que o objetivo deles não é um golpe, mas ajudar a superar uma crise política.
Alexievich criticou Lukashenko, que se recusa a manter um diálogo com os manifestantes, e disse: “Precisamos que o mundo nos ajude, e talvez a Rússia”.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm
















