Poucos participantes no evento que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial
As pessoas no Japão estão fazendo uma celebração solene no 75º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, oferecendo orações pela paz, neste sábado, 15 de agosto.
Os eventos e manifestações deste ano, para marcar a ocasião, em todo o país estão sendo realizados com as devidas precauções, em meio à contínua disseminação do coronavírus chinês.
Um memorial nacional anual organizado pelo governo será realizado no salão Nippon Budokan, em Tóquio.
No evento, o Primeiro Ministro, Abe Shinzo, fará um discurso. Os participantes observarão um minuto de silêncio ao meio-dia.
Após o discurso do Imperador Naruhito, serão oferecidas flores no altar em homenagem aos aproximadamente 3,1 milhões de japoneses que morreram na guerra.
Este ano, o organizador limitou, estritamente, o número de participantes para ajudar a prevenir a propagação de infecções.
Cerca de 530 pessoas participarão do evento deste ano, incluindo parentes dos mortos da guerra e convidados. O tamanho da multidão será inferior a 10% do do ano passado.
Vinte governos provinciais decidiram não enviar representantes daqueles que perderam seus entes queridos na guerra, para o evento memorial.
Cerca de 80% dos parentes enlutados que assistirão à cerimônia têm 70 anos ou mais.
O participante mais velho é um homem de 93 anos de idade que perdeu seu irmão em um dos muitos campos de batalha. O mais jovem é um bisneto de 12 anos de idade, de uma pessoa que morreu na guerra.
O objetivo é passar lembranças para as gerações mais jovens, pois o número de pessoas com experiência de guerra em primeira mão está diminuindo.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am

