Pompeo adverte sobre a ameaça da China
O Secretário de Estado americano, Mike Pompeo, diz que o poder econômico global da China torna o país ,de certa forma, uma ameaça maior do que a União Soviética foi durante a Guerra Fria.
Pompeo fez um discurso no Senado da República Tcheca nesta quarta-feira (12), pedindo aos países que se mobilizassem contra Pequim.
Ele classificou as campanhas de coerção e controle do Partido Comunista Chinês como uma ameaça ainda maior do que a Rússia.
Pompeo disse: “O PCC já está enredado em nossas economias, em nossa política, em nossas sociedades de maneiras que a União Soviética nunca fez”.
Ele também disse que o domínio mundial da China não é inevitável, acrescentando: “Nós somos os autores do nosso destino”.
Pompeo elogiou a iniciativa tcheca de fortalecer os laços com Taiwan. O governo tcheco anunciou que o presidente do Senado viajará a Taiwan este mês.
O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está nos impulsionando com medidas contra Pequim, incluindo sanções para apoiar os direitos humanos dos Uighurs, e das pessoas em Hong Kong.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm




















