Navio encalhado nas Ilhas Mauritius provoca desastre ambiental
Uma companhia de navegação japonesa informa que um navio de carga que fretou encalhou ao largo da costa da Ilha Mauritus no Oceano Índico, derramando uma grande quantidade de petróleo na água.
O graneleiro Wakashio, com 300 metros de comprimento, ficou encalhado em 25 de Julho, hora local, a caminho do Brasil, a partir da China via Singapura. Tinha sido fretado pela Mitsui O.S.K. Lines.
Imagens de satélite obtidas pela empresa americana Maxar Technologies mostram uma mancha escura em águas próximas.
A Mitsui O.S.K. Lines afirmou numa declaração nesta sexta-feira (7), que um vazamento de óleo combustível foi confirmado durante uma operação de salvamento no dia anterior. Dizia, “a MOL está plenamente consciente do incidente e dos danos lamentáveis para a bela natureza nas Ilhas Mauritius”.
A empresa afirmou que “cooperará com as partes relacionadas” para levar a situação a uma conclusão segura e oportuna.
O governo mauriciano solicitou às Nações Unidas o envio de peritos e equipamento.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am