Lukashenko mantém conversações com Putin
O Gabinete Presidencial russo informou que os líderes da Bielorrússia e da Rússia concordaram, durante conversas telefônicas neste sábado (15), em buscar uma solução rápida para o tumulto pós-eleitoral na Bielorrússia.
A agência de notícias estatal Belta informou que o presidente Alexander Lukashenko disse que o presidente russo Vladimir Putin lhe prometeu ajuda para garantir a segurança da Bielorússia, se necessário.
Milhares de pessoas compareceram na capital bielorrussa, Minsk, no sábado para exigir que Lukashenko se demitisse. Os protestos continuaram desde que Lukashenko garantiu seu 6º mandato na eleição do último domingo.
Ele teria ganho 80% dos votos. Os apoiadores da candidata da oposição, Svetlana Tikhanouskaya, dizem que a votação foi manipulada. Ela fugiu para a vizinha Lituânia.
Também estão em andamento ações para buscar pressões externas sobre o presidente. Tikhanouskaya e uma ex-diplomata, cuja candidatura foi negada, lançaram, separadamente, organizações com o objetivo de reunir o apoio da Europa e da Rússia.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am