Japão marca 75 anos desde o fim da Segunda Guerra Mundial
As pessoas no Japão estão celebrando o fim da Segunda Guerra Mundial – 75 anos depois. Uma cerimônia organizada pelo governo foi realizada em Tóquio neste sábado (15), para homenagear aqueles que morreram na guerra.
Cerca de 550 pessoas participaram do evento realizado a cada 15 de agosto. O número deste ano foi o menor de todos os tempos por causa do coronavírus chinês. A participação foi menos de um décimo da do ano passado.
Ao meio-dia, os participantes, juntamente com pessoas de todo o país, observaram um momento de silêncio para lembrar os aproximadamente 3,1 milhões de pessoas que morreram na guerra.
O Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako participaram do evento memorial. Enquanto o casal Imperial esteve envolvido em eventos dentro do palácio, esta foi sua primeira vez em público desde o início do surto no Japão.
O Imperador Naruhito disse: “Olhando para trás, no longo período de paz pós-guerra, refletindo sobre nosso passado e tendo em mente os sentimentos de profundo remorso, espero, sinceramente, que a devastação da guerra nunca mais se repita. Agora presto minha sincera homenagem a todos aqueles que perderam suas vidas na guerra, tanto no campo de batalha como em outros lugares, juntamente com todo o nosso povo e rezo pela paz mundial e pelo desenvolvimento contínuo do nosso país”.
O Primeiro Ministro Abe Shinzo reiterou o compromisso do Japão de fazer do mundo um lugar melhor.
Abe disse: “Sob a bandeira de uma contribuição pró-ativa para a paz, vamos unir forças com a comunidade internacional e desempenhar um papel maior na solução dos vários desafios que o mundo enfrenta. Vamos superar a atual pandemia do coronavírus chinês e esculpir o futuro da nação em prol das gerações de agora e do futuro”.
Os aniversários dos bombardeios atômicos em Hiroshima e Nagasaki no início deste mês também mostraram que as pessoas que vivenciaram a guerra em primeira mão estão envelhecendo. Cerca de 80% dos parentes dos mortos da guerra que assistiram ao evento memorial têm 70 anos ou mais.
Para simbolizar a transmissão de lembranças a uma nova geração, um estudante de 12 anos cujo bisavô morreu na guerra também compareceu.
Os eventos serão realizados em todo o país durante todo o dia para lembrar os mortos da guerra e rezar pela paz.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am