Japão aguarda decisão da Coreia do Sul sobre GSOMIA
O Japão está observando de perto a intenção da Coreia do Sul, já que o prazo para notificar a retirada de um pacto bilateral de compartilhamento de informações militares termina na segunda-feira.
O Acordo de Segurança Geral de Informações Militares, ou General Security of Military Information Agreement – GSOMIA, é automaticamente renovado a cada ano, a menos que qualquer uma das partes notifique a retirada do pacto 90 dias antes da data de expiração.
O governo japonês diz que é provável que o pacto seja prorrogado. Mas a Coreia do Sul diz que o acordo pode ser rescindido a qualquer momento.
No ano passado, a Coreia do Sul notificou o Japão que retiraria o pacto como uma contra-medida contra a decisão de Tóquio de intensificar os controles das exportações para Seul.
Mas, mais tarde, a Coreia do Sul suspendeu sua notificação após um pedido dos EUA para manter o pacto.
Este ano, a Coreia do Sul não fez até agora nenhum movimento em relação ao pacto.
O governo japonês diz ser altamente provável que o acordo seja prorrogado. Mas a Coreia do Sul diz que suspendeu sua notificação de anulação, e o pacto pode ser terminado a qualquer momento. O país diz que uma renovação anual não é aplicável.
O prazo chega em meio à preocupação de que as relações entre os países possam piorar ainda mais. Espera-se que um tribunal sul-coreano inicie procedimentos que permitam a venda de ativos de uma empresa japonesa para compensar os demandantes sul-coreanos que dizem ter sido forçados a trabalhar nas fábricas da empresa durante a Segunda Guerra Mundial.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
















