Israel e Emirados Árabes Unidos concordam em normalizar laços
Israel e os Emirados Árabes Unidos chegaram a um acordo histórico para normalizar as relações diplomáticas.
Os países anunciaram o acordo nesta quinta-feira (13), em uma declaração conjunta com os Estados Unidos, que ajudou a intermediar o acordo.
A declaração classifica o acordo de um “avanço diplomático histórico”.
As delegações dos dois lados se reunirão nas próximas semanas para assinar acordos sobre investimentos, segurança, estabelecimento de embaixadas recíprocas e outros assuntos.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse: “Este acordo é um passo significativo para a construção de um Oriente Médio mais pacífico, seguro e próspero. Agora que o gelo foi quebrado, espero que mais países árabes e muçulmanos sigam o exemplo dos Emirados Árabes Unidos”.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse: “Este é o maior avanço em direção à paz entre Israel e o mundo árabe nos últimos 26 anos e marca a terceira paz formal entre Israel e uma nação árabe”.
O príncipe herdeiro de Abu Dhabi disse que um acordo com Israel para acabar com a anexação dos territórios palestinos, que foi alcançado durante um telefonema com Trump e Netanyahu, tinha sido crucial para fechar o acordo.
Os analistas políticos dizem esperar que Trump faça o acordo como uma grande conquista no período que antecede as eleições presidenciais de novembro.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am