Israel busca normalizar laços com nações árabes
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu sugeriu que acordos de paz com mais países árabes poderiam ser possíveis, após o acordo pioneiro para normalizar os laços com os Emirados Árabes Unidos.
Netanyahu fez o comentário em uma entrevista com o canal americano Fox News neste domingo (17). Foi sua primeira entrevista na TV desde que concordou em estabelecer relações diplomáticas com os Emirados Árabes Unidos, na quinta-feira.
Netanyahu disse que países que antes viam Israel como um inimigo agora vêem o Estado judaico como um “aliado indispensável”.
O primeiro-ministro disse que tem conversado com líderes árabes, acrescentando: “se unirmos forças podemos fazer coisas maravilhosas, coisas ilimitadas em benefício de nosso povo, de seu bem-estar e de sua segurança”.
O Ministro da Inteligência, Eli Cohen, disse a uma estação de rádio local no domingo que acordos adicionais poderiam vir com mais países do Golfo e com nações muçulmanas na África.
A mídia israelense informou que os ministros das relações exteriores israelenses e dos EAU tiveram sua primeira ligação telefônica reconhecida publicamente no domingo, após o Estado do Golfo ter aberto linhas telefônicas para Israel que anteriormente haviam sido bloqueadas.
A agência de notícias AP informou que os sites de notícias israelenses que anteriormente tinham sido restringidos pelas autoridades dos EAU podiam ser acessados a partir de domingo.
- Japão amplia apoio à Ucrânia para restaurar patrimônio cultural - 11 de fevereiro de 2026 10:04 pm
- Opositor venezuelano é colocado em prisão domiciliar - 11 de fevereiro de 2026 9:58 pm
- Japão conquista bronze no salto misto em Milão-Cortina - 11 de fevereiro de 2026 9:54 pm
















