Imagem de satélite mostra submarino chinês entrando em caverna misteriosa em base do Mar do Sul da China
A enorme base naval chinesa de Yulin na ilha de Hainan é um dos maiores interesses estratégicos da região. É o lar da frota de mísseis balísticos nucleares da China – a espinha dorsal de seu segundo ataque – assim como de outros submarinos.
Ela fica na borda norte do, altamente polêmico, Mar do Sul da China. A leste, é a porta de entrada para o Pacífico aberto e Taiwan.
A característica mais intrigante desta instalação é a misteriosa caverna submarina construída na lateral de uma montanha que domina o extremo sul da instalação.
Embora se tenha visto imagens de satélite de embarcações entrando ou saindo da abertura, nunca se havia sido visto uma com um submarino realmente usando-a, até agora.
A imagem foi captada pela Planet Labs, mas apareceu pela primeira vez nos canais de mídia social da Radio Free Asia. Curiosamente, nem um outro submarino é visível na imagem do satélite. As docas estão completamente vazias. Isto também parece extremamente raro, com base em monitoramentos.
Não está claro, exatamente, que tipo de submarino é visto na imagem, mas o melhor palpite seria um submarino de ataque nuclear da classe Shang/Type 093. O tipo visto está realmente fora de questão, o que é importante é que finalmente conseguimos ver esta característica em ação.
Quanto a onde estão todos os outros submarinos, não há nenhuma pista. As tensões são excessivamente altas na região e os EUA aumentaram maciçamente sua presença na região. Enquanto isso, Taiwan está em alerta elevado à medida que a China executa exercícios militares nas proximidades.
Enquanto alguns desses exercícios podem e provavelmente envolvem submarinos baseados em Yalin, também é possível que outros tenham se movimentado dentro da montanha. Por que, exatamente, ainda não está claro.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am