Grande explosão em Beirute deixa pelo menos 70 mortos
O presidente do Líbano solicita a decretação de um estado de emergência por duas semanas, após uma grande explosão na capital, nesta terça-feira (4). Mais de 70 pessoas morreram e quase 4.000 estão feridas.
Foi convocada uma reunião de emergência do gabinete para esta quarta-feira (5).
Vídeos publicados online mostram as explosões. As janelas foram estilhaçadas e as ruas estão cheias de vidros quebrados, mesmo na parte central da cidade, a vários quilómetros de distância do porto.
Um habitante local disse: “Nunca vi nada assim na minha vida. Os danos são graves. As pessoas corriam sangrando, as estradas estavam cobertas de vidro. Foi uma cena aterradora”.
O governo diz que a explosão ocorreu num armazém onde foram armazenados produtos químicos. Ainda estão investigando porque explodiram.
O presidente do Líbano disse no Twitter que o primeiro-ministro do país classificou de “inaceitável” que o nitrato de amónio estivesse presente há seis anos no armazém, sem medidas de segurança – e prometeu impor as “penalidades mais severas” aos responsáveis.
Num briefing da Casa Branca, o Presidente Donald Trump disse que os EUA “estão prontos” para ajudar o Líbano. Tanto Israel como a França também ofereceram ajuda humanitária.
- Incêndio em Hong Kong já soma 151 mortos - 1 de dezembro de 2025 11:51 pm
- Tohoku University aumentará taxas para estrangeiros - 1 de dezembro de 2025 11:42 pm
- Banco do Japão avalia alta de juros em dezembro - 1 de dezembro de 2025 11:38 pm
















