Envenenamento de Navalny é similar ao caso Skripal
A mídia européia aponta semelhanças entre o agente tóxico, supostamente, utilizado para envenenar o ativista da oposição russa, Alexei Navalny, e o agente nervoso empregado em um ex-espião russo e sua filha na Grã-Bretanha em 2018.
Navalny, um crítico aberto do Presidente Vladimir Putin, adoeceu em um avião na semana passada, e agora está sendo tratado em um hospital na Alemanha.
Na segunda-feira (24), os médicos disseram que encontraram vestígios de um agente tóxico no corpo do paciente. Dizem ter confirmado que Navalny foi envenenado com algum tipo de inibidor de colinesterase, mas uma substância específica ainda não é conhecida.
A emissora pública alemã ZDF refere-se a um agente nervoso chamado Novichok – uma espécie de inibidor de colinesterase usado nas tentativas de assassinato do ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha Yulia, na Grã-Bretanha, em 2018.
A emissora pública britânica BBC diz que Navalny está sendo tratado com o mesmo antídoto usado para Skripal.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que é errado falar sobre apenas uma possibilidade neste momento, mostrando relutância em aceitar os apelos da União Européia para uma investigação.
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am