6.6 C
Kóka
sábado, 2024/04/20  4:36
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Diretor da AIEA se prepara para uma visita ao Irã

Segundo a NHK, o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica ou International Atomic Energy Agency - IAEA, Rafael Grossi, está planejando visitar o Irã pela primeira vez, enquanto Teerã está recusando o acesso de algumas instalação aos inspetores da ONU.

Diretor da AIEA se prepara para uma visita ao Irã

Segundo a NHK, o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica ou International Atomic Energy Agency – IAEA, Rafael Grossi, está planejando visitar o Irã pela primeira vez, enquanto Teerã está recusando o acesso de algumas instalação aos inspetores da ONU.

Fontes diplomáticas dizem que o diretor geral da AIEA, Rafael Grossi, espera visitar Teerã já na próxima semana, para manter conversações com altos funcionários iranianos.

Espera-se que ele peça a cooperação do Irã nas inspeções da AIEA em duas instalações onde o país é suspeito de armazenar material nuclear não declarado.

O Conselho de Vigilância Nuclear da ONU adotou uma resolução, em junho, pedindo ao Irã que dê aos inspetores acesso às duas instalações. A resolução foi proposta pela Grã-Bretanha, França e Alemanha.

Os Estados Unidos estão mantendo seu apelo para pressionar o Irã. O Secretário de Estado, Mike Pompeo, reuniu-se com Grossi no início deste mês para discutir a necessidade de o Irã responder ao pedido da AIEA.

A AIEA planeja divulgar seu relatório atualizado sobre o programa nuclear do Irã no início de setembro, antes de uma reunião do Conselho de Governadores em meados do mês. Espera-se que a questão iraniana seja o foco principal da reunião.

A visita planejada de Grossi ao Irã segue-se a uma visita de sua equipe sênior encarregada das inspeções em meados de agosto.

Espera-se também que Grossi fale com funcionários iranianos sobre uma instalação nuclear em Natanz, no centro do Irã, onde um incêndio deflagrou no mês passado. Recentemente, diz-se que o Irã moveu centrífugas avançadas, o equipamento usado para produzir urânio enriquecido, no subsolo.