Coreia do Sul informa que pode encerrar o GSOMIA a qualquer momento
A Coreia do Sul reiterou que o pacto de compartilhamento de informações com o Japão poderia ser encerrado a qualquer momento, enquanto exige que o país facilite o controle das exportações para o Sul.
Em uma coletiva de imprensa diária nesta quinta-feira (20), um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul falou sobre a forma como o governo trata o pacto bilateral conhecido como GSOMIA – General Security of Military Information Agreement.
O pacto é renovado automaticamente a cada ano. Mas qualquer um dos países pode retirar-se mediante aviso prévio 90 dias antes da data de expiração. O prazo para tal notificação é 24 de agosto.
Em agosto passado, a Coreia do Sul disse ao Japão que se retiraria do GSOMIA como uma contra-medida contra a decisão do Japão de intensificar os controles das exportações para o Sul.
Mas em novembro, a Coreia do Sul suspendeu sua notificação na esperança de um acordo através do diálogo.
O porta-voz disse que a decisão do governo de suspender a notificação foi tomada com base no pressuposto de que a Coreia do Sul pode terminar o pacto a qualquer momento sem estabelecer um período de tempo específico.
O porta-voz exortou o Japão a reduzir seus controles de exportação mais rígidos através de conversações bilaterais.
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am