Ícone do site Radio Shiga

China realiza exercício militar no Estreito de Taiwan

China realiza exercício militar no Estreito de Taiwan

Militares da China informam que realizaram um exercício militar em áreas marítimas, incluindo o Estreito de Taiwan.

Um porta-voz dos militares disse, nesta quinta-feira (13), que o exercício envolveu várias unidades diferentes, e tinha como objetivo fortalecer a coordenação operacional entre elas.

As autoridades chinesas anunciaram, anteriormente, que a China realizaria simulações de tiro em mares da província oriental de Zhejiang, perto de Taiwan, por três dias até esta quinta-feira (13), e dois dias até 17 de agosto.

No anúncio da quinta-feira, o porta-voz se referiu implicitamente à administração americana do Presidente Donald Trump.

Sem mencionar nenhum país, o porta-voz disse que algumas grandes potências continuaram, recentemente, com movimentos negativos sobre Taiwan, enviando uma mensagem errada às forças pró-independência em Formosa. O porta-voz disse então que essas movimentações representam uma séria ameaça à paz e estabilidade do Estreito de Taiwan.

Na quarta-feira (12), o Secretário de Saúde e Serviços dos EUA, Alex Azar, encerrou sua visita de quatro dias a Taiwan. Azar foi o mais alto funcionário dos EUA a visitar Taiwan desde que os EUA romperam os laços diplomáticos em 1979. Ele se encontrou com a presidente taiwanêsa, Tsai Ing-wen, bem como com o Ministro das Relações Exteriores, Joseph Wu, e com o Ministro da Saúde e Bem-Estar Social, Chen Shih-chung.

Na quarta-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian, denunciou a visita de Azar a Taiwan. Ele disse que os Estados Unidos não deveriam ter nenhuma ilusão sobre assuntos pertinentes aos interesses centrais da China. Ele disse que “aqueles que brincam com o fogo vão se queimar”.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile