China promete prioridade de vacinação para as nações do Rio Mekong
A China diz que dará prioridade aos países ao longo do rio Mekong em termos de fornecimento de vacinas contra o coronavírus chinês quando elas estiverem disponíveis.
O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, fez a promessa em uma videoconferência na segunda-feira (24), com os líderes da Tailândia, Vietnã, Camboja, Laos e Mianmar.
Li disse que a China e os cinco países do Mekong bebem água do mesmo rio e são próximos como uma família. Ele disse que se uniram e se apoiaram mutuamente no combate ao coronavírus chinês e no relançamento do crescimento regional.
O presidente da China, Xi Jinping, sugeriu, anteriormente que, uma vez que seu país desenvolva vacinas com sucesso, ele as fornecerá ativamente às nações em desenvolvimento.
Ao reiterar esta posição, a China, aparentemente, pretende aumentar sua influência na região do Mekong.
O primeiro-ministro Li também disse que a China compartilhará dados sobre os níveis e o volume de água na seção a montante do rio Mekong ao longo do ano.
Os críticos dizem que as represas construídas pela China a montante poderiam ser um fator por trás de uma queda no fluxo de água do Mekong nos últimos anos. A falta de água tem afetado seriamente a agricultura e a pesca na região.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am