China em busca de conversações com o Vietnã sobre o Mar da China
A China exortou o Vietnã a sentar e dialogar para resolver questões territoriais no Mar do Sul da China.
O Ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, encontrou-se com o vice-primeiro ministro e ministro das Relações Exteriores do Vietnã, Pham Binh Minh, neste domingo (23).
Ambos os ministros estavam participando de uma cerimônia na Região Autônoma de Guangxi Zhuang, no sul da China, comemorando o 20º aniversário da demarcação da fronteira terrestre entre os dois países.
O Ministério das Relações Exteriores da China, Wang, disse que as duas nações precisam resolver rapidamente as questões marítimas com base no bem-sucedido exemplo de demarcação de terras e manter juntos a paz e a estabilidade do Mar do Sul da China.
O governo vietnamita disse que Minh descreveu a demarcação de terras como uma experiência valiosa na solução de questões territoriais e que ele enfatizou a necessidade de que os dois países continuem a cooperar no controle das fronteiras.
Na semana passada, o principal diplomata da China, Yang Jiechi, visitou Singapura e a Coreia do Sul numa aparente tentativa de aprofundar os laços com seus vizinhos asiáticos, em meio à deterioração das relações com os Estados Unidos.
Mas o Vietnã, aparentemente, permanece em alerta contra as atividades marítimas da China depois que um barco de pesca vietnamita afundou após uma colisão com um navio patrulha chinês no Mar da China Meridional, em abril.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am