China e Coreia do Sul iniciam conversações de alto nível
Oficiais seniores chineses e sul-coreanos concordaram em realizar a visita do presidente chinês, Xi Jinping, à Coreia do Sul assim que a pandemia de coronavírus chinês se estabilizar.
Yang Jiechi, membro do Politburo do Partido Comunista da China, encontrou-se com o novo diretor de segurança nacional da Coreia do Sul, Suh Hoon, na cidade portuária sul-coreana de Busan, neste sábado (22).
As conversações de alto nível duraram cerca de 6 horas, incluindo o almoço.
O escritório presidencial da Coreia do Sul diz que a cooperação para lidar com a pandemia e a situação na Península Coreana estavam entre os tópicos discutidos.
Yang relatou a posição da China a respeito de sua profunda ruptura com os Estados Unidos, enquanto Suh enfatizou que uma relação amigável entre Washington e Pequim é essencial para a paz e prosperidade no nordeste asiático.
As duas autoridades também discutiram a importância de realizar uma reunião de cúpula tripartite, incluindo o Japão, antes do final do ano. A Coreia do Sul deverá presidir a reunião deste ano.
As conversações aconteceram em um momento em que os Estados Unidos e outros países estão confrontando a China sobre questões como sua resposta à pandemia, a situação em Hong Kong e a disputa territorial no Mar da China do Sul.
Acredita-se que a China esteja tentando fortalecer seu relacionamento com o aliado americano, num esforço para evitar ficar isolada na comunidade internacional.
Pensa-se que a Coréia do Sul está buscando a ajuda da China para reconstruir seu relacionamento com a Coréia do Norte, mas que pode acabar sendo instada a apoiar a posição da China sobre questões como a situação em Hong Kong.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am