China denuncia a visita da delegação tcheca a Taiwan
O Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, denunciou a visita de uma delegação tcheca a Taiwan, advertindo que “pagarão um alto preço” por se tornarem inimigos do povo chinês.
O presidente do Senado tcheco, Milos Vystrcil, chegou a Taipei neste domingo (30), à frente de uma delegação de cerca de 90 pessoas, incluindo líderes políticos e empresariais. Sob a constituição tcheca, o chefe do Senado é o segundo cargo mais alto após o presidente.
Na segunda-feira (31), Vystrcil participou de um fórum econômico em Taipé e manifestou a esperança de que os dois lados aprofundem a cooperação econômica.
Falando na Alemanha, nesta segunda-feira (31), Wang disse que a China “não ficará parada e deixará de lado a provocação aberta do Presidente do Senado tcheco contra a China e as forças anti-China por trás dela”, em uma aparente referência aos Estados Unidos.
Wang disse que Taiwan é uma parte inseparável do território chinês e que é uma quebra da confiança internacional tentar desafiar o princípio de uma China única.
No início deste mês, o Secretário de Estado americano, Mike Pompeo, expressou seu apoio à visita planejada a Taiwan quando proferiu um discurso no parlamento tcheco.
A China não aceita países com os quais tem laços diplomáticos que se envolvem em intercâmbios políticos com Taiwan. Pequim expressou, repetidamente, sua oposição ao plano do presidente do Senado tcheco de visitar Taiwan.
Vystrcil está agendado para dar um discurso no parlamento taiwanês nesta terça-feira (1º).
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am