China anuncia exercício militar no Mar da China Meridional
A China anunciou que realizará exercícios militares no Mar do Sul da China esta semana.
A Administração de Segurança Marítima disse que as águas, a sudeste da Ilha de Hainan, serão isoladas para um exercício de segunda a sábado.
A China também anunciou que realizará um exercício separado no Mar de Bohai de segunda a 30 de setembro, e outro, incluindo exercícios com munição real no Mar Amarelo, de sábado a quarta-feira.
No mês passado, o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, aumentou sua posição de confronto com a China, descrevendo as reivindicações marítimas de Pequim na maior parte do Mar do Sul da China como “completamente ilegais”.
As autoridades em Washington haviam se limitado, anteriormente, a buscar uma solução pacífica para as disputas territoriais entre as partes envolvidas.
A liderança de Pequim reagiu com firmeza à declaração de Pompeo, dizendo que a soberania da China e as reivindicações marítimas no Mar do Sul da China estão em conformidade com o direito internacional.
A China também conduziu um exercício militar no Mar da China Meridional no mês passado. Pequim, aparentemente, pretende usar os exercícios para reivindicar seus interesses na região, enquanto mantém os movimentos dos EUA sob controle.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am