Candidata de oposição da Bielorrússia declara vitória
Na antiga república soviética da Bielorússia, uma candidata da oposição está desafiando os resultados da eleição presidencial do último domingo (9).
O Comitê Central Eleitoral do país disse na sexta-feira que o atual presidente, Alexander Lukashenko, ganhou 80% dos votos, enquanto seu principal rival, Svetlana Tikhanouskaya, obteve 10%.
Mais tarde, na sexta-feira, Tikhanouskaya divulgou uma mensagem em vídeo na vizinha Lituânia, onde fugiu para um local seguro após a eleição.
No vídeo, ela praticamente anunciou sua vitória eleitoral dizendo que os resultados dos locais onde as cédulas foram contadas de forma justa mostram que ela ganhou de 60 a 70% dos votos. Ela prometeu formar uma conferência de coordenação composta por representantes de grupos cívicos e notáveis bielorrussos para tomar as rédeas do governo.
Ela está buscando apoio das nações européias e pediu-lhes que mediassem um diálogo com o governo em exercício.
Outra esperança da oposição é um ex-diplomata, cuja candidatura foi negada. Valery Tsepkalo, que agora vive na Ucrânia, anunciou a formação de sua Frente Nacional de Salvação que tem como objetivo destituir Lukashenko.
Ele manifestou esperança no envolvimento da Rússia na resolução da questão. Observadores dizem que a resposta do governo do Presidente Vladimir Putin será acompanhada de perto.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
















