Assado de panela (Pot Roast)

Pot Roast (assado de panela) é um prato prático e fácil de ser preparado. A carne é assada lentamente, em forno moderado, até ficar deliciosamente macia. Para esta receita, usei minhas ervas secas favoritas e alguns grãos de pimenta doce –– excelente resultado. Obtive uma carne suculenta, com um sabor sutil e agradável de especiarias.

Ingredientes:
Para a carne:
1 ½ kg de acém ou alcatra

Para o tempero:
2 colheres (sopa) de páprica doce
1 colher (sopa) de ervas secas (tomilho, orégano e estragão)
2 colheres (chá) de sal
1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída

Para o molho:
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola grande picada
2 cenouras médias cortadas em cubos ou rodelas
2 talos de salsão, sem os fios, cortados em cubos ou fatias
3 dentes de alhos, amassados
2 colheres (sopa) de massa de tomate
2 colheres (chá) de açúcar
1 ½ xícara (375 ml) de vinho tinto (Zinfandel ou Cabernet Sauvignon)
4 colheres (sopa) de conhaque
1 ½ xícara de molho de tomate
2 a 2 ½ xícaras de (500 – 625 ml) de caldo de carne
1 bouquet garni (amarrado de salsinha, tomilho e 1 folha de louro)
4 a 5 grãos de pimenta-doce (opcional) veja a dica
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:
Com uma faca amolada, faça 5 a 6 furos pequenos na carne e coloque-a em uma travessa de cerâmica ou vidro. Em uma tigelinha, coloque todos os ingredientes do tempero e misture-os bem; esfregue essa mistura sobre a carne de modo que fique temperada por igual. Deixe descansar em temperatura ambiente, em local fresco, por 30 a 40 minutos. Reserve uma panela antiaderente, grande e funda, que possa ir ao fogo e ao forno.

Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Na panela reservada, sobre fogo moderado, aqueça o azeite. Acrescente a carne e frite, virando quando necessário, até ficar dourada dos lados (durante mais ou menos 10 minutos no total. Transfira-a para uma vasilha e deixe-a de lado.

Na mesma panela, coloque a cebola, a cenoura, o salsão e refogue, mexendo de vez em quando, por 5 minutos ou até dourar ligeiramente. Adicione o alho e refogue-o ligeiramente. Junte a massa de tomate, o açúcar e misture. Acrescente o vinho, o conhaque , o molho de tomate e 1 xícara de caldo de carne; deixe ferver por 1 a 2 minutos. Cuidadosamente, acrescente a carne e todo o líquido que se formou na vasilha. O molho deve cobrir ¾ da carne. Se necessário, acrescente mais caldo de carne; adicione o bouquet garni e a pimenta-doce, caso esteja usando.

Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 8 a 10 minutos ( à medida que o molho for secando, adicione aos poucos mais caldo de carne). Transfira a panela para o forno e deixe assar por 1 hora.

Retire a panela do forno, vire a carne cuidadosamente e, se necessário, acrescente mais caldo de carne. Volte com a panela ao forno e asse por mais 1 hora e 20 minutos, ou até a carne ficar macia. Espete um pedaço com um garfo para testar. Prove o tempero, se necessário acrescente sal e pimenta. Descarte o bouquet garni e sirva quente, acompanhada de legumes ou purê de batata, ou fria, como recheio de sanduíches.

Rendimento: 4 a 6 porções

Sugestão: Refogue mini cebolas na manteiga e adicione-as à carne no final do cozimento.

Dica: Qualquer tipo de carne de “segunda”, relativamente magra, funciona bem para o preparo desse prato. Nos supermercados americanos, a carne (boneless beef chuck roast) já vem com o corte próprio para o preparo deste prato. Você encontra a pimenta doce, na seção de condimentos, com o nome de Juniper berries, Pimienta Dulce, Pimenta da Jamaica ou Allspice. Ela tem uma mistura de sabor de especiarias, como: canela, noz moscada, cravo, gengibre e pimenta.

Últimos posts por Bia Flores (exibir todos)