Possível redução de tropas norte-americanas na Coreia do Sul
A mídia americana noticiou que a administração do Presidente, Donald Trump, está considerando uma possível redução das tropas na Coreia do Sul.
Os dois países têm estado em conversações desde setembro passado sobre como dividir o custo de estacionar forças norte-americanas na Coreia do Sul.
As autoridades americanas são citadas como tendo dito que as duas nações continuam em desacordo com a exigência de Trump de que Seul aumente, muito, sua participação nos custos.
O Wall Street Journal noticiou, nesta sexta-feira (17), que o Pentágono apresentou à Casa Branca opções para reduzir a presença militar dos EUA na Coreia do Sul. Atualmente 28.500 tropas americanas estão estacionadas no país.
As autoridades americanas também são citadas como dizendo que a mudança é parte de uma reavaliação mais ampla de como reposicionar e, potencialmente, reduzir as implantações militares em todo o mundo.
O documento também relata que não houve menção à escala específica da redução potencial, e que nenhuma decisão foi tomada sobre o assunto.
Trump anunciou, no mês passado, que seu governo pretende reduzir as tropas dos EUA na Alemanha de 34.500 para 25.000, citando o que considera ser o fracasso de Berlim em pagar sua justa parcela dos custos de defesa.
Enquanto isso, as conversações entre a administração Trump e Tóquio devem começar este ano sobre o custo das instalações militares dos EUA no Japão. Espera-se que as conversações sejam tensas, com o Trump exigindo que o Japão pague mais.
- Ataque a faca em fábrica deixa 15 feridos em Shizuoka - 27 de dezembro de 2025 4:13 am
- Zelenskyy confirma encontro com Trump na Flórida no domingo (28) - 27 de dezembro de 2025 3:46 am
- Crianças fazem kagami mochi para celebrar o Ano-Novo - 27 de dezembro de 2025 2:52 am

